Exposição «Desenho E Ciência: Mostra De Ilustração Científica»

Vários dos participantes de Il·lustraciència exibem seus trabalhos em conjunto

Origen LOCAL.PT





































BARREIRO – A Exposição «Desenho e Ciência: Mostra de Ilustração Científica» inaugura no dia 20 de setembro, pelas 18h00, no AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita, Piso 1 (galerias branca e amarela). A mostra está patente até 25 de outubro.

“A Ilustração Científica em Portugal é uma atividade com cinco séculos de existência que assenta as suas bases no ato de comunicar. Surge como instrumento da Ciência para explicar e clarificar ideias, processos ou factos através do desenho, tornando-os acessíveis para um público definido.
A exposição «Desenho e Ciência: mostra de Ilustração Científica» integra obras de oito ilustradores científicos que, independentemente da diversidade de abordagens que adotam, produzem imagens com um objetivo comum: a comunicação e a divulgação de Ciência. A mostra abrange assim um largo espectro de temáticas e técnicas, exibindo desenhos de Pedro Salgado, Marco Correia, Ângela Lopes, Cláudia Baeta, Joana Bruno, Lúcia Antunes, Mafalda Paiva e Xavier Pita.

Estas são imagens que passam por uma série de etapas, essenciais para manter o rigor da representação. A pesquisa bibliográfica, a recolha de referências, a produção de esboços, desenhos preliminares e estudos de cor são indispensáveis para o ilustrador. Também a prática do desenho à vista, muitas vezes feita no caderno de campo, se reveste de uma importância crucial no verdadeiro entendimento das formas e estruturas.

Assim, entre desenhos a grafite, acrílicos e aguarelas, representam-se peixes, insetos, répteis e plantas vistos através do olhar único de quem procura explicar as coisas como elas são. É esse mesmo olhar que analisa e traça edifícios e costumes de outros tempos, através da interpretação dos dados da História, da Arqueologia e da Etnografia”, refere a sinopse da mostra.


+info