Omphalotus olearius  -  Inês Garcia


Nombre y apellidos:
Inês Garcia

País:
Portugal

Web:
http://ineshenriquesgarcia.wix.com/inesgarcia

Redes sociales:
https://www.facebook.com/InesGarciaArtwork/

Título:
Omphalotus olearius

Especie/Elemento:
Las setas

Descripción:

Omphalotus olearius é um cogumelo tóxico que pertence ao grupo dos cogumelos com lâminas debaixo do chapéu, sendo muito semelhante a um grande cantarelo. Possui um pé central robusto e não têm anel nem volva.
Em termos morfológicos, apresenta uma coloração que varia ente as várias tonalidades de laranja até aos tons acastanhados, sendo que, geralmente, os tons acastanhados se situam nas margens do chapéu.
É um fungo sapróbio o que significa que é dependente de matéria orgânica em decomposição. O material decomposto é transformado em diversos compostos químicos e minerais que as plantas conseguem assimilar. Cresce diretamente sobre as árvores vivas ou em cepos, madeira cortada, apodrecida ou troncos e ramos no solo.
É uma espécie de distribuição tipicamente mediterrânea que cresce geralmente em tufos sobre madeira: cepos de oliveira ou na base do tronco de exemplares velhos, mas também de sobreiros, carvalhos e coníferas. É um fungo sapróbio o que significa que vive à custa da matéria orgânica em decomposição. O material decomposto é transformado em diversos compostos químicos e minerais que as plantas conseguem assimilar. Cresce directamente sobre as árvores vivas ou em cepos, madeira cortada, madeira apodrecida, troncos e ramos no solo.


Categoría:
Manual

Técnica:
grafito, tinta china, digital

Año:
2015

Como autor de la ilustración he dado permiso y autorizo para que sea cargada en Wikimedia Commons con licencia Creative Commons Reconocimiento Compartir Igual 3.0
Si