Eva Vieira - Scorpaena elongata- Ilustração representativa da espécie e sua morfologia

Nombre y apellidos: Eva Vieira 

Redes sociales: https://www.instagram.com/evaaartwork/ https://www.facebook.com/eva.vieira.5811

País: Portugal 

Título: Scorpaena elongata- Ilustração representativa da espécie e sua morfologia - Scorpaena elongata

Descripción: Morfologia
O seu corpo é oblongo, (mais comprido do que largo), pouco comprido lateralmente. O comprimento máximo registado é de 50cm, mas o mais comum é encontrarmos espécies com 30 cm de comprimento. Em relação à cabeça é grande e geralmente mais colorida e espinhosa. O focinho é aproximadamente igual ao diâmetro da órbita (cavidade do olho). No osso pré-orbital geralmente encontram-se 2 espinhos sobre a maxila. Existe a presença de coluna pós-temporal superior. O poço ocipital (pertencente à parte detrás da cabeça) é bastante raso. Existem poros na sínfise da mandíbula inferior, pequenos e separados. O tentáculo supraocular é pequeno. Encontra-se um retalho grande associado à coluna pré orbitária posterior, um retalho grande na quarta ou quinta espinha pré opercular.
Os apêndices cutâneos da pele do corpo são bastante bem desenvolvidos, encontrando-se, porém, na cabeça (acima da boca e no opérculo) e nos flancos, na linha lateral do corpo.
Possui várias séries de cristas espinhosas pertencentes à primeira barbatana dorsal, sendo um dos aspetos mais evidentes do peixe. Dispõe de 11 espinhos. Já na segunda barbatana dorsal são 9 raios. Os espinhos contêm veneno, podendo causar uma dor aguda e complicações severas ao picar. O veneno desintegra-se apenas com a existência de tratamento térmico.
A barbatana peitoral contém nela 18 a 20 raios e não atinge a primeira coluna anal. Ao longo do corpo existem um tipo de escamas classificadas como: ctenóides. São escamas subcirculares, em forma de disco, pouco espessas, possuindo pequenas saliências semelhante a espinhos na margem posterior da escama. São ao todo 45 a 50 fileiras verticais de escalas, a maioria de cabeça nua. Existem 24 vértebras.
No que diz respeito à coloração do presente animal, geralmente é vermelha-rosada, e por vezes na parte mole das barbatanas dorsal, peitorais e caudal existe um pequeno matizado amarelado e pouco azulado também. A cabeça geralmente é a parte do corpo com mais coloração.

Categoría: Ilustración científica

Técnica: Lápis de cor
Inteligencia artificial: No
Tamaño: 21×29,7 cm
Año: 2022